Skip to main content
Compartilhe:

Eu pratico yoga diariamente há 2 anos. Parece impossível? Sim, para mim isso foi impossível há 10 anos, quando comecei a praticar yoga de forma inconsistente, dias sim, dias não. Mais dias não do que sim. Muitas vezes, deixava a preguiça me dominar e me frustrava porque não via progresso. 

Isso mudou depois que eu decidi me comprometer com a minha prática, e foi a melhor decisão que já tomei porque pude perceber os benefícios no meu corpo e na minha mente logo após o primeiro mês de prática ininterrupta. 

Se você está lutando para manter uma prática consistente (diária ou semanal) e quer mudar isso em 2022, aqui estão as minhas sugestões para fazer acontecer.

1. Transforme o yoga em um ritual matinal 

Segundo o Ayurveda, o horário da manhã é o melhor horário para movimentar o corpo e ajudá-lo a sair da inércia, durante o período Kapha do dia. Depois de uma boa noite de sono, praticar asanas e pranayama vai ajudar o seu corpo e a sua mente a se despertar de forma suave e se preparar para todas as atividades do seu dia.

Comece pequeno e vá aumentando no decorrer do ano: 20 minutos após o despertador tocar são suficientes. Para isso, programe seu despertador para 30 minutos antes do horário normal. Comece com uma breve meditação e alguns exercícios de respiração e, em seguida, inicie a prática dos asanas. Aproveite este momento de paz e o privilégio de dedicar os primeiros minutos do dia para o auto-cuidado. É importante praticar no mesmo horário diariamente para transformar o yoga em um hábito. 

2. Pratique online

Se você não pode ir a um studio de yoga diariamente, não tem problema. O YouTube tem várias opções de aulas gratuitas e completas online em português, guiadas por professores experientes. Sugiro navegar pela plataforma e selecionar o seu estilo de yoga e professores preferidos. É sempre bom praticar com alguém com quem você já tenha familiaridade, já conhece o estilo, o nível de dificuldade e até a voz. Além disso, é uma forma de ensinar ao cérebro que aquele momento é o momento do yoga diário. 

Aqui nesse post sugiro algumas opções de canais de yoga no YouTube.

3. Organize um “espaço yoga” na sua casa 

Leva tempo para desenvolver um hábito. A melhor maneira para incluir uma atividade na sua rotina é criar todas as condições favoráveis ao seu redor. Ter um espaço yoga vai te ajudar a visualizar que o yoga faz parte da sua vida e vai te ajudar a manter a motivação diária. 

Organize esse espaço em um cantinho da sua casa onde você vai praticar yoga diariamente. Transforme esse espaço em seu templo pessoal: é importante que tenha luz natural, decore com quadros ou objetos que remetam a prática, tenha um difusor de óleos essenciais, coloque um vaso com flores. O belo aos olhos é também prazeroso para a mente. Por isso, é importante associar o novo hábito a um lugar onde você sinta prazer em estar todos os dias. 

4. Registre seu progresso em um diário

Defina sua meta e registre nesse diário. Pode ser em número de dias praticados, tempo por sessão, tipo de postura que quer masterizar. Não importa. Registrar a sua experiência após cada sessão de yoga – sentimentos, dificuldades, progresso – vai te ajudar a manter a motivação e a formar o hábito da prática. Isso é simples e poderoso. Após um tempo, vai ser automático e é sempre divertido ler nossos registros e observar o quanto progredimos.

5. Foque no que é positivo

Uma das coisas que me ajudaram a manter a prática diária foi observar mentalmente como me sentia incrível com a prática regular: meu corpo mais flexível, sem dores, sono melhor, estou sempre mais calma, lido melhor com os problemas do dia a dia. Quanto mais me concentro nos benefícios da minha prática, mais eu fico motivada para fazê-la. 

Tente responder essas perguntas: quais são seus motivos para praticar? O que você ganha com a sua prática que não consegue em nenhum outro lugar?

6. Não se cobre

Vai ter dias que é simplesmente impossível praticar yoga por vários motivos: uma mudança grande na rotina, uma visita em casa, um resfriado, uma viagem. Tudo bem, não se cobre e não se fruste se não deu pra  praticar hoje. Seja gentil com você mesma, aprenda a aceitar que algumas coisas vão sair do seu controle e foque no próximo dia e na próxima prática! 

Yoga é uma jornada de descoberta interior. É uma oportunidade de compreender as suas limitações e os seus potenciais, é uma oportunidade de superar e aceitar. 

Precisa de mais motivação? Confira essa lista de filmes e documentários que vão te dar uma inspiração extra para praticar yoga!

Namaste!

Compartilhe:

Deixe um comentário