Skip to main content
Compartilhe:


Uma das minhas maneiras favoritas de aprender mais sobre algo é assistir a um documentário sobre o tema. Filmes de ioga são uma fonte essencial para me ensinar mais sobre essa rica tradição e prática incrível, que se tornou uma parte central da minha vida. Selecionei alguns documentários e filmes produzidos recentemente que estão disponíveis no Netflix, Amazon Prime ou gratuitamente no Yotube. Espero que esses documentários e filmes te ensine algo novo e te inspirem a praticar yoga!


On Yoga: Arquitetura da Paz (2017)


Se você ainda não viu este documentário de 2017 baseado no livro de mesmo nome do fotógrafo Michael O’Neill, está na hora. Eu já até recomendei ele por aqui em uma outra lista de filmes para despertar a espiritualidade. O filme acompanha o aclamado fotógrafo na sua jornada na busca da compreensão da filosofia e espiritualidade do Yoga. O’Neill passou dez anos fotografando os maiores mestres do Yoga e, ao viajar de volta à Índia, Tibete e Nova York, testemunhamos os seus encontros com eles. O documentário tem lindas imagens e histórias de transformação através do yoga.


Despertar: A Vida de Yogananda (2014)

Uma biografia não convencional sobre o místico da Índia que trouxe a Kriya yoga e a meditação para o Ocidente na década de 1920. Paramahansa Yogananda, conhecido como o “Pai do Yoga no Ocidente”, foi o autor do clássico Autobiografia de um Iogue, que vendeu milhões de cópias e é uma leitura obrigatória para os entusiastas do ioga hoje. Filmado ao longo de três anos, dos Estados Unidos à Índia, o documentário examina o mundo do yoga e explora por que inúmeras pessoas hoje voltaram a sua atenção para dentro, resistindo às tentações do mundo material em busca do autoconhecimento e iluminação.

Eu sou Maris: Retrato de uma Jovem Iogue (2019)

“Eu sou Maris” é a história íntima de como a ioga transformou, talvez até salvou a vida de uma pessoa. É um documentário muito pessoal sobre saúde mental. Maris Degener começou a sentir ansiedade desde jovem, que piorou progressivamente com o passar dos anos e culminou em automutilação e num distúrbio alimentar que a levou a ser hospitalizada no início da adolescência. O ponto de virada da sua recuperação? Ioga. Através de testemunhos destemidos e autênticos, e uma prática de ioga dedicada, ela percorre uma jornada que vai do desespero à inspiração.

Meu Darma (2016)

“Meu Darma” relata histórias inspiradoras de iogues de renome mundial sobre como a prática de ioga transformou as suas vidas. É uma colaboração entre Dharma Bums, marca de roupas esportivas, e o cineasta italiano Alessandro Sigismondi. Alessandro viajou para Londres, Dubai e Índia para entrevistar iogues de renome internacional de diferentes tradições de ioga, incluindo Aline Fernandes, Deepika Mehta, Hayley Cutler, Jessica Olie, Kino MacGregor e Meghan Currie. Os iogues compartilham o que a ioga significa para eles e como mudou as suas vidas para melhor.

BIKRAM: Yogi, Guru, Predador (2019)

Este documentário é um trabalho investigativo que revela a ascensão e queda de Bikram Choudry e o seu, agora infame, império de “hot ioga” Bikram. O Yoga tem uma longa história de escândalos de gurus. Mas, de todas as figuras de gurus recentemente desacreditadas, acredito que a história de Bikram é a mais intrigante. Ele ganhou milhões explorando o lado comercial da ioga, não apenas para comprar Rolls Royces, mas também para ganhar poder sobre os seus seguidores. É duro ouvir as histórias das mulheres assediadas por ele, e ainda mais deprimente saber que ele ainda continua a vender a sua formação de professor de yoga mesmo após ter sido condenado.

Compartilhe:

Deixe um comentário