Skip to main content
Compartilhe:

Ashwagandha é uma das ervas mais importantes do Ayurveda e tem sido usada há milhares de anos para aliviar o estresse, aumentar os níveis de energia e melhorar a concentração.

Ashwagandha em sânscrito significa “cheiro do cavalo”. O nome se refere tanto ao cheiro da erva quanto ao potencial de aumentar os níveis de energia. A erva também é conhecida por vários outros nomes, incluindo “ginseng indiano” e “cereja de inverno”. A planta ashwagandha é um pequeno arbusto com flores amarelas, nativa da Índia e do Sudeste Asiático.

Extratos ou pó da raiz, ou folhas da planta são usados ​​para tratar uma variedade de condições, incluindo problemas de ansiedade e insonia. 

Se você ainda não conhece essa erva, confira alguns dos seus mais populares benefícios:

1. Reduz o estresse e a ansiedade

Ashwagandha é um adaptógeno, o que significa que contribui na capacidade do corpo de resistir ao estresse e à ansiedade. Em Ayurveda, o termo sânscrito para adaptógeno é rasayana. Rasayanas ajudam a reabastecer os tecidos do corpo e são recomendados quando a pessoa está se sentindo fraca, debilitada ou com baixo nível de ojas (força e vigor). Rasayanas, como o ashwagandha, também acalmam o sistema nervoso e aliviam os sentimentos de ansiedade e opressão que podem ocorrer quando há aumento do vata dosha. A planta ajuda a equilibrar o cortisol, o hormônio esteróide que pode aumentar para um nível insalubre sempre que ficamos estressados ​​ou ansiosos. Há vários estudos que demonstraram que o uso contínuo da erva contribui na redução do estresse e ansiedade. Clique aqui e aqui pra ler alguns desses estudos.

2. Melhora a qualidade do sono

O nome científico da planta – Withania somnifera – sugere o seu efeito sobre o sono. De fato, muitas pessoas tomam ashwagandha para promover um sono reparador, por isso a erva é utilizada como um ingrediente em muitas formulações para insônia. Este estudo demonstrou que um grupo experimental que tomou ashwagandha durante 12 semanas melhorou significativamente a qualidade do sono e o estado de alerta mental ao acordar em comparação com um tratamento com placebo.

3. Aumenta o desempenho atlético

O ashwagandha é muito utilizado como uma erva que aumenta os níveis de energia e a força muscular. Alguns estudos demonstraram que o ashwagandha pode ter efeitos benéficos no desempenho físico e pode ser um suplemento valioso para os atletas. Este e este estudos demonstraram melhoria no desempenho físico, incluindo força e uso de oxigênio durante o exercício. Este outro estudo mostrou efeito positivo no ganho de força muscular.

4. Possui propriedades anti-inflamatórias

Muitos dos principais benefícios para a saúde do ashwagandha são devidos à sua alta capacidade de reduzir marcadores inflamatórios e combater o envelhecimento precoce das células. Alguns estudos demonstram que a erva estimula as células imunológicas e anti-inflamatórias que ajudam a combater e evitar doenças. Essa característica se deve a alta concentração de whitanolides, um princípio ativo com propriedades imunomoduladora.

5. Aguça o foco e a memória

Ashwagandha pode ajudar a melhorar a cognição, a memória e a capacidade de realizar respostas motoras após  instrução. Estudos descobriram que, em comparação com um placebo, a ashwagandha melhorou significativamente os tempos de reação dos participantes durante os testes de cognição e psicomotor (que medem a capacidade de responder às instruções e realizar uma ação indicada). Um outro estudo mostrou que o ashwagandha melhorou significativamente a atenção dos participantes, bem como sua memória imediata e geral em uma variedade de testes.

Como tomar Ashwagandha

Tradicionalmente, o ashwagandha  é consumido misturando a erva em pó em água morna. Mas você encontra também apresentação em cápsulas de suplementos ou em forma de comprimido, pó, tintura e chá. 

Se você quiser ser mais criativa, adicione o pó de ashwagandha diretamente à sua comida. Por exemplo, você pode misturar o pó em manteigas de nozes, granola, smoothies ou aveia. Importante não expor a erva a altas temperaturas, o que cancelaria os seus benefícios terapêuticos e possivelmente até a tornaria tóxica. Em vez disso, use em preparações em fogo médio ou adicione na comida no final da preparação.

Mas atenção…

Citei apenas alguns estudos inciais sobre os benefícios do ashwagandha. Mais estudos científicos e com grupos experimentais maiores são necessários para comprovação dos efeitos citados. 

Este conteúdo possui apenas fins informativos. Procure um terapeuta ou médico ayurveda qualificado para tirar dúvidas ou sugerir recomendações de tratamento.

Compartilhe:

Deixe um comentário