Skip to main content
Compartilhe:

Uma ótima maneira de começar o dia bem é praticar Surya Namaskar ou Saudação ao Sol nos primeiros minutos após levantar da cama. Se você é praticante de yoga, o nome não é um desconhecido. Em qualquer aula de yoga, de qualquer tradição, é comum iniciar a prática com alguns rounds de saudação ao sol. Serve como um “aquecimento” para o restante da prática. Mas, muito mais do que apenas um aquecimento, a saudação ao sol é, na verdade, uma prática revigorante para o corpo e mente, a sequência mais completa da prática de yoga com vários benefícios para a saúde.

Significado e origem do Surya Namaskar

Traduzido do sânscrito, Surya é o deus hindu do “sol” e Namaskar significa “curvar-se” ou “mostrar gratidão”. Na tradição antiga, as posturas que compõe  o que é hoje conhecido como Saudação ao Sol eram usadas pelos hindus durante as orações matinais e rituais de adoração.

As origens precisas do Surya Namaskar são incertas. A sequência contemporânea que conhecemos tem as suas origens no antigo período védico na Índia, quando o Sol era adorado como um poderoso símbolo de saúde e vida imortal. A sequência tornou-se popular no início do século XX por Bhawanrao Shriniwasrao Pant Pratinidhi. Professores pioneiros de yoga treinados por B. K. S. Iyengar, por exemplo, ensinaram transições entre asanas derivadas da saudação ao sol em todo o mundo. As variações da saudação ao sol, como por exemplo o Chandra Namaskar (Saudação à Lua), foram criadas com base na sequência original ensinada por Pant Pratinidhi.

Saudação ao Sol – um agradecimento ao deus Sol

O Surya Namaskar é uma apreciação em movimento oferecida ao sol, astro responsável por sustentar a vida na Terra.

Consiste em uma sequência especial de posturas de yoga, respiração e mantras praticadas ao nascer ou pôr do sol, de frente para o sol. Essa sequência representa os ciclos do sol que acontecem em aproximadamente doze anos, os 12 signos do zodíaco, os 12 meses do ano, as 24 horas do dia, os ritmos do universo e o bioritmo do corpo. Se o seu sistema estiver revigorado, o seu ciclo estará em harmonia com o ciclo solar. O Surya Namaskar ajuda a criar essa harmonia entre o seu ciclo físico e o do sol e combina benefícios de diferente asanas e pranayamas. Há um conjunto de movimentos bem equilibrados que alongam todos os músculos do corpo, mantendo assim o corpo e a mente saudáveis

É um presente maravilhoso do yoga para o mundo, tendo todos os tipos de benefícios físicos, mentais e espirituais – estimulando e rejuvenescendo todos os sistemas do corpo, relaxando e acalmando a mente sobrecarregada e renovando o espírito. Mesmo se você não tiver tempo para uma hora de yoga completa diariamente, a Saudação ao Sol é uma ótima maneira de manter a sua prática viva. Vinte minutos diários já é suficiente para notar os benefícios dessa sequência de asanas.

Ritual yogue –  108 saudações ao sol consecutivas

Ouvi pela primeira vez sobre esse ritual yogue quando estive na Índia. É muito comum para alguns yogues praticar o ritual de 108 saudações ao sol consecutivas para limpar a mente e o corpo enquanto dá as boas-vindas a nova estação. Considerado sagrado nas tradições hindu e budista, o número 108 carrega um significado religioso e cultural – por exemplo, há 108 contas em um mala, que é usado para contar orações, respirações ou mantras, enquanto no Ayurveda, existem 108 pontos sagrados no corpo.

Como praticar saudação ao Sol

A versão clássica da saudação ao sol inclui 12 asanas e, tradicionalmente, são repetidas três vezes em dias de verão e 6 vezes durante o inverno para aquecer o corpo antes de uma prática completa de yoga. Poses são adicionadas às saudações ao sol durante a maioria das aulas e existe uma grande variação entre as escolas.

12 asanas que compõem o Surya Namaskar:

As posturas envolvidas em uma saudação ao sol dependem de qual variação você está realizando – a saudação ao sol A contém menos poses e geralmente é a preferida para iniciantes, enquanto a saudação ao sol B contém uma sequência mais longa de poses um pouco mais desafiadoras, como a pose da cadeira ou guerreiro. Ambas as sequências são projetadas para envolver, alongar e revigorar todo o corpo, mantendo o foco na respiração meditativa.

Veja no vídeo abaixo, uma variação do surya namaskar A sendo executada:

Benefícios para o corpo, mente e espírito

A saudação ao sol tem vários benefícios para o corpo. A prática estimula o metabolismo e os sistemas digestivo, respiratório, circulatório e reprodutivo. Alonga todas as partes do corpo, lubrifica e fortalece as articulações e os músculos. É também ótimo para a coluna já que possibilita todas as amplitudes de movimento possíveis e, quando integrada à inspiração e expiração a cada postura, estimula a respiração profunda e rítmica, aumentando o fluxo sanguíneo para o cérebro. Quando executada em um ritmo constante, repetida várias vezes., proporciona um bom treino cardiovascular.

Mas, para mim, a verdadeira beleza das saudações ao sol está em seus benefícios mentais. Com o tempo, o Surya Namaskar evoluiu para se tornar uma parte fundamental do yoga para acalmar a mente, ajudando os iogues a se desconectarem das distrações da vida diária e entrarem em um estado meditativo antes de sua prática, trazendo paz e serenidade interior.

Além disso, acredita-se que as diferentes partes do corpo são governadas por diferentes Devas (divindade ou luz divina). O plexo solar (localizado atrás do umbigo e ponto central do corpo humano) é dito estar conectado com o Sol. O plexo solar tem um impacto profundo no sistema nervoso central e no trato gastro-intestinal. É o segundo cérebro do nosso corpo. Quando o plexo solar se contrai, a pessoa se sente triste, deprimida, todos os sentimentos negativos vêm a tona. Quando o plexo solar se expande, a intuição desperta, a mente se torna clara e focada.

Esta é a principal razão pela qual os antigos Rishis recomendavam a prática do Surya Namaskar. A prática regular desta sequência expande o plexo solar, o que aumenta as habilidades criativas e intuitivas.

Isso tudo pode parecer muito mitológico para alguns. Mas a ciência também tem estudado os benefícios da prática constante da saudação ao sol. Um estudo de 2015 demonstrou que após praticar Surya Namaskar por 20 minutos todas as manhãs por duas semanas, estudantes universitários que sofriam de sintomas de estresse exibiam muito mais relaxamento físico e tranquilidade mental em comparação com aqueles que não participaram da prática diária.

Os pesquisadores também descobriram que os alunos se descreveram como se sentindo mais tranquilos ou em paz, descansados ​​e revigorados. Sentimentos aumentados de alegria também foram relatados, assim como menos sentimentos negativos e melhores padrões de sono.

Segurança e Precauções

Saudações ao sol devem ser evitadas se você tiver sofrido uma lesão nas costas, braços ou ombros. Quem fez recentemente uma cirurgia abdominal ou quem estiver grávida deve pedir orientação médica já que algumas posturas podem exercer pressão sobre o abdômen. 

Gostou e não sabe por onde começar? Confira esta lista de canais de professores de yoga que ensinam yoga no youtube gratuitamente!

Compartilhe:

Deixe um comentário