Você já assistiu a algum filme que mudou a sua forma de pensar ou até mesmo trouxe transformações significativas para a sua vida?
Para mim, vários filmes foram tão instigantes e profundos que se tornaram verdadeiros divisores de água em minha vida. Filmes que nos fazem refletir, que ajudam a expandir a nossa espiritualidade e consciência são uma maneira maravilhosa de permitir que a nossa natureza espiritual floresça.
Trago aqui 6 filmes/documentários que me inspiraram e que auxiliaram em minha compreensão e caminhada espiritual!
Prepare a pipoca e a sala de TV, divirta-se e inspire-se!
O universo no olhar (2014)
Já se questionou alguma vez sobre a possibilidade de reencarnação e vidas passadas? Se sim, esse filme é para você!
“O Universo no Olhar” mostra que os olhos são realmente a janela para a alma (e para o universo). Este é um filme sobre sincronicidade e sobre acreditar que existe algo além dessa realidade. O filme conta a história do cético Ian que, ao se apaixonar pela encantadora Sofi, se vê incomodado o tempo todo pela maneira com que a moça vê o mundo, por acreditar em coisas que a ciência não pode explicar. A história questiona nossa interpretação essencialmente racional de tudo o que acontece à nossa volta e mostra claramente que os encontros dessa vida não são por acaso. A trama é original, emocionante e surpreendente, recomendo muito!
Yoga: Arquitetura da Paz (2017)
O filme é baseado no livro homônimo do fotógrafo Michael O’Neill que se aventurou no fantástico mundo do yoga e meditação depois receber o prognóstico de que não teria mais os movimentos do braço após uma cirurgia na coluna.
O documentário traz muitas entrevistas em vários lugares no Ocidente e no Oriente, registrando a busca de uma década do fotógrafo por conhecer melhor os principais gurus e mestres de yoga em atividade. O filme é acompanhado de imagens muito poéticas que dão conta de refletir o quanto o yoga é uma filosofia capaz de transformar a nossa percepção sobre a vida e expandir a nossa espiritualidade. É maravilhoso, belo, tocante e inspirador!
Mundos internos, Mundos externos (2012)
Quer aprender sobre tudo que existe entre o céu e a terra que a ciência não pode explicar?
Este documentário de 4 partes explora o funcionamento interno do universo e explica que existe um campo vibratório que liga todas as coisas. Ele tem sido chamado de Akasha, Logos, o OM primordial, a música das esferas, o campo de Higgs, energia escura, e milhares de outros nomes ao longo da história. Não espere por uma superprodução hollywoodiana, mas vale a pena por ser um documentário que explica de forma concisa vários conceitos ligados à nossa busca pelo transcendental.
Samsara (2011)
Prepare-se para uma experiência sensorial única!
Filmado ao longo de quase 5 anos em 25 países e 5 continentes, Samsara nos transporta para diversas partes do mundo: de terras sagradas a zonas de desastre e maravilhas naturais. Não é nem um documentário tradicional nem um diário de viagem. Samsara assume a forma de uma meditação guiada não verbal capaz de despertar vários sentimentos e sensações através de uma cinematográfica maravilhosa.
O abraço da serpente (2016)
Tem curiosidade de conhecer de perto sobre o significado do divino do ponto de vista de tribos indígenas da Amazônia? Este filme indicado ao Oscar nos ajuda a entender um pouco sobre a espiritualidade dos povos originários.
Produção colombiana em preto e branco se baseia nos diários de Theodor Koch-Grunberg (1872-1924), explorador alemão que fez registros sobre os povos indígenas da América do Sul. No filme, Theo procura a ajuda de um xamã para servir de guia no percurso do rio Amazonas em busca da yakruna (ou Chacrona, planta sagrada utilizada na Ayahuasca).
Eu maior (2013)
Quem sou eu? Qual é o sentido da vida? O que é a felicidade? Deus existe?
“Eu Maior” é um documentário brasileiro que propõe uma reflexão contemporânea sobre o autoconhecimento e a busca da felicidade por meio de entrevistas com expoentes de diferentes áreas, incluindo líderes espirituais, intelectuais, artistas e esportistas. Pessoas como a monja budista Coen, o filósofo Mario Sergio Cortella e o físico Marcelo Gleiser deram depoimentos sensíveis, instigantes e por vezes até engraçados sobre temas que inquietam a humanidade desde sempre.
Faltou algum filme? Deixe sua recomendação aqui na caixa de comentários!