Skip to main content
Compartilhe:

Durante a pandemia, muita gente recorreu aos apps de meditação guiada para reduzir o estresse e acalmar a mente. O número de assinaturas nesses apps só vem crescendo nos últimos anos e a meditação tem se tornado cada vez mais conhecida por ser uma ferramenta para controlar a ansiedade.

O Headspace, um dos mais populares apps de meditação, em parceria com o Netflix acaba de lançar uma série sobre meditação. Sim, o Netflix também quer que você aprenda a meditar! Além dessa série, outras duas serão lançadas em 2021: “Headspace – Guide to Sleep” e uma experiência interativa –  informações serão divulgadas nos próximos meses.

Qual foi a última vez que você fez nada?

“Headspace – Meditação Guiada” explora a base da meditação e como ela pode nos ajudar a estar mais presentes e menos distraídos na vida cotidiana. Cada episódio foca em um benefício diferente (do controle do estresse à adoção da gratidão) e começa ensinando a abordagem e as técnicas e, depois, finaliza com uma meditação guiada. Andy Puddicombe, cofundador da Headspace e ex-monge budista, conduz cada passo ao narrar os oito episódios de 20 minutos. Sua voz é acompanhada por uma animação divertida e uma música relaxante.

A série é muito bem produzida e é impossível dormir durante os episódios! A combinação de 10 minutos de explicação sobre o que é meditação, de uma forma interessante e engajante, seguidos de 10 minutos de prática guiada torna muito fácil pra quem nunca meditou. Agora, imagina se você trocasse as 4 temporadas da sua série preferida que você assiste em um único final de semana por 8 episódios de Headspace? Sem nem perceber, você terá praticado 80 minutos de meditação sem nem precisar repetir que “meditação não é pra mim”!

A verdade é que investir 20 minutos em meditação parece menos intensivo no Netflix do que em um app no telefone. Cada episódio de Headspace tem a mesma duração de um episódio de Friends que a maioria de nós já assistiu mais de trocentas vezes na vida! O fato de séries como essa aparecerem nas plataformas de streaming ao lado de grandes nomes ilustra a nova sobreposição da meditação com o entretenimento e é uma tentativa astuta de popularizar algo que até pouco tempo fazia parte de um nicho especializado em wellness ou espiritualidade.

Além de querer que você aprenda a meditar, com esse lançamento, o Netflix também está dando a sua contribuição para democratizar a meditação e mostrar que todo mundo pode praticá-la, não precisa ser um monge budista ordenado nem dominar técnicas complexas.

Compartilhe:

Deixe um comentário